quarta-feira, 21 de julho de 2010

“O Velho do Rio”: filme sobre Robson Marques será lançado dia 24




Os amantes e admiradores da sétima arte no sertão paraibano estão ansiosos para conferir a chegada de mais uma produção audiovisual sertaneja, trata-se do Velho do Rio, documentário do aparecidense Leonardo Alves que tem data de estréia marcada para o dia 24 de julho a partir das 20:00 no auditório da UFCG Campus de Sousa.

O novo vídeo de Leonardo conta a história de amor e dedicação do poeta, cronista e escritor sousense Robson Marques ao Vale dos Dinossauros e conseqüentemente ao Rio do Peixe, o que lhe dá a cognominação de “Velho do Rio”

O o curta metragem de 20min foi gravado no final do ano passado e editado recentemente com apoio do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos do Governo do Estado da Paraíba.

A ficha técnica do vídeo tem nomes de peso no audiovisual paraibano a exemplo de João Carlos Beltrão responsável pela direção de fotografia e Lúcio César responsável pela edição e montagem. A trilha sonora é assinada pelo músico sousense Espedito Lopes e a produção executiva é de J. França. Toda essa equipe foi arregimentada por Leonardo Alves, para acompanhar o cotidiano de Robson Marques recheado de poesia, sentimentos e pertencimento ao Vale e ao Rio.

Além de Robson, o curta trás depoimentos emocionantes da sua esposa dona Creusa e de suas duas filhas, Renata e Roberta, que não escondem uma pitada de ciúme da quase exclusiva dedicação de Robson ao Vale dos Dinossauros.

O Diretor

Leonardo Alves é natural de Aparecida, formado em letras pela UFCG, produtor cultural e radialista titular do programa Bom dia Sertão da 104 FM de Sousa. É membro da Acauã Produções Culturais, ONG cultural da cidade de Aparecida, onde iniciou a sua ligação e dedicação ao mundo das artes e da cultura.

Estreou no audiovisual em 2005 como assistente de direção do vídeo-documentário Memória Bendita de Laercio Filho. Em 2006 foi selecionado para o programa Revelando os Brasis do Ministério da Cultura e dirigiu o vídeo Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo. Em 2007 e 2008, fez curso de cinema na cidade de Fortaleza – CE e assistência de direção para o vídeo O Apóstolo do Sertão de Laercio Filho. Agora lança o seu segundo vídeo O Velho do Rio e coordena, atualmente, o curso de cinema e vídeo – a invenção do cinema – do primitivo ao digital, realizado na cidade de Aparecida, com patrocínio do Programa BNB de Cultura.

A Produtora

O Velho do Rio é mais uma produção audiovisual da Acauã Produções Culturais, ONG da cidade de Aparecida – PB, que há dezenove anos realiza uma intensa produção cultural no sertão paraibano indo desde o teatro, a música até o audiovisual. a Acauã é responsável pelos Pontos de Cultura Casa da Cultura Antonio Nóbrega e Caminhos de Acauã e pelo Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão que já produziu cinco curtas-metragens e agora prepara a I Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano para o final deste mês na Fazenda Acauã.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário